Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


Dicas para economizar gasolina

- Primeiro, as mais óbvias:

1) Ande a pé - Pode parecer besta, mas a melhor dica para economizar gasolina é “ande” a pé. Se você costuma pegar o carro para ir até a padaria que fica a dois quarteirões da sua casa, pare com isso. Vá a pé, você economizará combustível e ganhará saúde.

2) Ande de bicileta - Bicicleta é outra alternativa barata e saudável, com o bônus da velocidade!

3) Rodízio de caronas - Você conhece pessoas que moram próximas a você e vão para lugares semelhantes? Façam um rodízio de caronas.

4) Carros Flex e GNV - As duas opções ajudam a economizar gasolina. Álcool e GNV não produzem o mesmo desempenho nos carros. Mas no Brasil isso não é problema, pois as estradas limitam a velocidade, de todo modo.

5) Carros 1.0 - Eu sei que é um pouco chato, mas um carro 1.0 é uma excelente maneira de economizar combustível. Novamente, no Brasil, a velocidade é dispensável. Do que adianta ter um gastão 2.0 para andar na Marginal Tietê, por exemplo…?


- Dicas menos óbvias:
1) Acelere menos - O carro funciona, entre outras coisas, por causa da combustão da gasolina. Quanto mais você acelera (aumenta a quantidade de giros do motor), mais gasolina você vai queimar. Acelerar mais lentamente é uma forma de economizar gasolina.

2) Mantenha a velocidade constante - Se você conseguir estabelecer uma velocidade ótima para a via em que está, mantenha-a. Se você estiver muito rápido e precisar frear, vai ter que acelerar novamente e gastar mais gasolina nessa aceleração.

3) Semáforo fechado? Pare de acelerar - Se lá na frente o semáforo estiver fechado, tire o pé do acelerador. Ninguém precisa sair correndo para parar depois! Deixe o carro ir freando, sozinho, aos poucos.

4) Menos peso é melhor - Quanto mais pesado o carro, mais o motor terá que trabalhar e, por conseqüência, mais gasolina você vai gastar. Então, tire do porta-malas tudo o que está a mais. Não carregue besteiras.

5) Vidros fechados - Vidros abertos aumentam a resistência do ar e isso também faz com que o seu motor tenha que trabalhar mais. Se estiver calor demais, abra apenas um bocadinho.

6) Nada de ar condicionado - O ar condicionado é inimigo da economia. Deixe-o desligado. Entre deixar o vidro aberto ou ar ligado, prefira deixar o vidro aberto.


- Dicas preventivas:
1) Sempre calibre os pneus - Pneus murchos, adivinhem?, aumentam o trabalho do motor. Pare de preguiça e calibre sempre. Faz bem para o carro todo, e para o seu bolso.

2) Troque as velas, os bicos injetores e os filtros de ar - Tudo isso pode fazer seu carro gastar mais gasolina. Tenha certeza de que tudo está em dia.

3) Abasteça certo - Assim que encontrar um posto que possua gasolina boa, vá sempre nele. Evite abastecer em postos desconhecidos.

4) Troca de óleo - Nem precisa falar, né? Troque regularmente, e seu carro viverá mais.


Por fim:
A dica de ouro: Lembre-se sempre que seu carro é inocente. Ele até pode ser meio velho e gastar mais do que os carros novos. No entanto, é sempre você que senta ao volante, enfia o pé no acelerador, não calibra os pneus, não faz manutenção preventiva, enche o carro de bobagens, etc, etc. O consumo do seu carro depende do seu comportamento. Por isso, seja esperto e economize. Vá juntando a grana poupada para investir em algo legal, como um carro mais moderno, por exemplo.

0 Comentários »

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.