Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


O que é e como usar o T9 do celular?

O que é e como usar o T9 do celular?

T9 é uma sigla que significa "Texto em 9 teclas". Na prática, o T9 serve para agilizar a escrita em aparelhos com teclado numérico. Basicamente o T9 usa a sequência de teclas pressionada para prever as possíveis palavras que seriam de interesse do usuário sem que ele tenha que realmente digitar letra por letra como no método comum.



Sem ele, para escrever uma letra, precisamos apertar a tecla correspondente o número de vezes relativo à posição que a tal letra se encontra no teclado. Por exemplo, para escrever NOKIA sem usar o T9, é preciso apertar a seguinte sequência de teclas:

66-666-55-444-2 = apertar 11 teclas

E com o T9, basta digitar a seguinte sequência para escrever a palavra NOKIA:

6-6-5-4-2 = apertar 5 teclas

Mas como funciona esse T9? É mágica?

Ele funciona da seguinte forma: o celular traz consigo um dicionário enorme de palavras e as suas respectivas sequências de teclas. Quando você digita aquela sequência de teclas, o T9 é esperto o suficiente para mostrar a palavra certa. Ou quase. As palavras têm uma prioridade na lista, portanto, palavras mais freqüentes aparecem antes de outras que tenham a mesma seqüência de teclas.

Com isso surge a primeira pergunta: "Mas se houver duas ou mais palavras com a mesma sequência de teclas?"

Para resolver esse problema, o seu celular tem um "+" junto da tecla "*", já reparou? Se você digitar uma seqüência e não aparecer a palavra que você esperava, experimente apertar a tecla "+". Com isso a palavra sublinhada mudará e, provavelmente, ela será a palavra que você queria. Se, ainda assim a palavra não for a esperada, vá apertando "+" até encontrar a palavra.

Neste ponto surgirá a segunda pergunta: "E se a palavra que eu quiser não existir no dicionário?"

Neste caso, o que vai acontecer é o seguinte: Você vai apertar o "+" até voltar a aparecer a primeira palavra sugerida. No menu do seu celular, irá aparecer a opção "soletrar" e, se você apertar essa tecla, aparecerá uma janela para você escrever letra por letra a palavra desejada. A partir desse ponto, o seu celular terá mais essa palavra no dicionário dele. Ele aprende!!!

Uma dica: não se preocupe com as letras que vão aparecer antes da palavra se formar. Vá digitando olhando para as teclas, não para a tela do celular. Confie, quando você terminar de digitar a palavra, ela irá aparecer na tela do celular.

Outra coisa legal do T9 é que ele já se preocupa em colocar os acentos certos para você. Ele também é bom quando estamos em dúvida sobre a grafia de uma palavra, ou seja, se ela é escrita com S ou X, com S ou Z, etc. Ele só vai mostrar a palavra se você a escrever de forma correta. Isso vai ajudar a escrever um SMS sem erros de português.

Para escrever números, você precisa apertar a tecla # do seu aparelho até aparecer no canto superior direito "123″ em vez de "ABC".

Vejam mais três dicas, e em seguida alguns exercícios práticos.

1) Para colocar espaços você usa a tecla do zero.
2) Para a pontuação, você usa a tecla 1 seguida do "+", dependendo se a pontuação será "." "," "?" etc.
3) Se você apertar o "+" num espaço em branco, terá acesso a uma tabela com vários caracteres especiais, ",',(,),[,],#,$,%,& etc.

Agora a parte prática!

Abra uma nova mensagem e digite com T9 a seguinte frase (sem as aspas):

1) "usar esse negócio é uma maravilha".
Resposta: 8727 0 3773 0 6346246 0 3+ 0 862 0 627284542
(Reparem que quando se tenta escrever "é", aparece primeiro "e", por isso o "+" logo depois dele.)

2) "isso economiza muito tempo, que é precioso".
Resposta: 4776 0 326666492 0 68486 0 836761+ 0 783 0 3+ 77324676

3) "Acaba logo esse post bacana!"
Resposta: 22222 0 5646 0 3773 7678 0 2222621++++

Viu como é fácil? Basta não olhar para a tela do celular enquanto a palavra não estiver completa. Isso é uma questão difícil, mas quando você acostuma, é a melhor maneira do T9 funcionar.


Fonte: NokiaBR



Você já usa esse sistema? Se ainda não, pretende usar depois destas explicações?

0 Comentários »

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.