Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


Erros que comprometem sua capacidade de conversar

Relacionamentos humanos são construídos pela conversação, seja face a face, por telefone ou MSN.

A maioria das pessoas não sabe conversar direito, e não é uma questão de se expressar corretamente. Um diálogo é uma via de mão dupla, e colocar o próprio EGO como ator principal é a maneira mais eficaz de oferecer pouco e receber nada em troca.

Eis os 10 erros mais comuns na arte de conversar:

...
Metralhar com perguntas
Pessoas gostam de conversar, mas não de ser interrogadas. Se você é muito curioso sobre o assunto, dê espaço para que a outra pessoa discorra livremente, pontue com comentários próprios, e deixe o diálogo fluir.


Calar-se como um túmulo
Silêncios constrangedores. Acontece assim: você sai de casa sem ler o jornal, encontra um conhecido no trabalho, termina de tomar o café, o assunto se esgota e os dois permanecem calados, sem um fio de história para continuar o papo.

Quem nunca passou por isso? Se você não é íntimo do interlocutor, relaxe e trate-o como um velho amigo, ele provavelmente também está desconfortável e vai se sentir bem com isso. Se o assunto não aparecer, faça como Mia Wallace em Pulp Fiction, que diante de um silêncio desconfortável, puxou assunto sobre… silêncios desconfortáveis!


Expressão verbal e corporal incongruentes
Tão importante quanto o que você diz é a forma como se expressa, seja pelo tom de voz, velocidade e posição corporal.

Para melhorar sua expressão, experimente:

* Diminuir o ritmo, se você se empolgou muito com o assunto, tende a falar mais alto, mais rápido, e a usar os braços como se fosse um boneco de posto de gasolina. Desacelere.
* Ou fale mais alto, especialmente se estiver em um ambiente aberto. Se as pessoas inclinam o corpo inteiro na sua direção e apertam os olhos, hora de aumentar o volume.
* Fale claramente, não murmure nem mastigue as palavras
* Use sua emoção e faça pausas. Falar dois minutos em um único tom transforma seu discurso em uma leitura de ata de condomínio.
* Evite hábitos prejudiciais à sua expressão corporal, veja estas 14 dicas para melhorar sua linguagem corporal.


Roubar a cena
Quando uma pessoa está falando e você a interrompe bruscamente está sendo grosseiro, não importa a relevância do que tem a dizer. Ao menos que precise gritar FOGO ou TERREMOTO, espere a pessoa concluir, ou um ensejo no meio da conversa.


Estar sempre certo
Poucas atitudes são tão grosseiras quanto impor a outras pessoas seu ponto de vista. Discussões servem para trocar idéias e, eventualmente, mudar de opinião, mas insistir até que o outro fique exausto e concorde com você é condenar-se a estar sempre certo e sozinho.


Assuntos intragáveis
Quase todos os assuntos têm um contexto adequado para conversação. É preciso considerar, além do seu gosto pessoal, os interesses das pessoas e o ambiente ao redor. Um exemplo sobre o que não fazer encontra-se no filme Perfume de Mulher, em que o general (Al Pacino) discorre sobre suas relações com as prostitutas vietnamitas, durante a ceia de Natal com a família.


Tédio
A melhor precaução para não se tornar o chato da turma é estar atento às outras pessoas. Você está falando há 10 minutos sobre o negócio fantástico que fechou na Argentina, mas ninguém contribui com comentários, os olhares se dissipam, o eco da sua voz bate na parede e volta límpido? Hora de mudar de assunto.


Falta de Reciprocidade
Todos nós temos algo a contribuir em um diálogo. Mesmo que não seja expert no assunto, experiências pessoais, opiniões e percepções próprias são válidas e bem-vindas.


Em suma, participe! Mesmo que o assunto não seja o seu preferido, aproveite a oportunidade para desenvolver habilidades importantes, como observar, formular perguntas, demonstrar interesse pelas idéias de outra pessoa. No mínimo, vai ser mais uma oportunidade para demonstrar atenção, interesse, e (por que não?) generosidade.

Baseado no texto Do you make these 10 mistakes in a conversation? do Positivity Blog.

----------

Fonte: MetaExecutiva

0 Comentários »

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.