Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


A cidade com o nome mais comprido do mundo

A cidade com o nome mais comprido do mundo

Não tente pronunciar sequer. A enorme palavra está escrita em Maori e podia pensar-se que se refere a algo nobre e magnificente, como um palácio opulento ou um deus todo-poderoso de uma civilização remota. Nada disso: é apenas o nome de uma pequena colina situada na baía de Hawke, na Nova Zelândia. Desiludido?



Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu

A cidade com o nome mais comprido do mundo


Em muitas culturas antigas, os nomes das pessoas e das coisas provêm de acontecimentos seculares relacionados com a religião que são descritos de forma muito completa e específica.

Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu

Significa literalmente O cume da colina onde Tamatea, o homem de joelhos grandes, o escalador montanhas, o comedor de terra, o viajante, tocou flauta nasal para sua amada. 85 caracteres. Ufa! Mas pesar do nome tão poético, o local nada tem de especial. Não deixa por isso de ser explorado como atracção turística pelo governo neozelandês.

A cidade com o nome mais comprido do mundo

A cidade com o nome mais comprido do mundo


Outras localidades, invejosas, tentam competir, como a aldeia de Llanfairpwllgwyn-gyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, no País de Gales, com uns ridículos 58 caracteres. Mais recentemente Bangkok reclamou que o seu verdadeiro nome seria afinal:

Krungthepmahanakornamornratanakosinmahintarayutthayamahadilokphopnopparatrajathani-buriromudomrajaniwesmahasatharnamornphimarnavatarnsathitsakkattiyavisanukamprasit,

com 163 caracteres, tentando deste modo arrebatar o primeiro lugar à pequena colina neozelandesa. Sabe-se que aguarda homologação.

Fonte: Obvious

1 Comentário »

  • sinceramente , parece-me que puseram o cotovelo em cima do computador e saiu uma coisa assim , é ridiculo ter um nome tao grande , eu nao me dava ao trabalho de o tentar dizer .

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.