10 designs inesquecíveis

10 designs inesquecíveis

Do Fusca às canetas BIC, vejam 10 produtos que marcaram época e se tornaram referências de design.

Tenho certeza que você conhece cada uma delas!





10 designs inesquecíveis1. VW FUSCA
Projetado em 1931 pelo engenheiro Ferdinand Porsche, que o batizou de "carro do povo" ("volkswagen", em alemão). Em 1933, Adolf Hitler ordenou a Porsche que fabricasse um automóvel barato , capaz de transportar dois adultos e três crianças e que alcançasse 100 km/h. Lançado como Volkswagen Tipo 1 em 1938, seus diferenciais, além da forma, eram a simplicidade mecânica, os motores com resfriamento de ar movido a óleo e o design inovador da suspensão, que usava barras de torção, em vez de bobinas ou feixo de molas.


10 designs inesquecíveis2. CANIVETE SUÍÇO
O suíço Karl Elsener, fundador da Victorinox, resolveu fabricar uma faca de bolso em 1891, após descobrir que aquelas fornecidas ao exército de seu país eram fabricadas na Alemanha. Impulsionado pelo patriotismo, começou a trabalhar nas "Soldier's Knifes", ou facas de soldado, predecessoras da famosa "Swiss Army knife", o popular canivete suíço. O primeiro protótipo, vendido ao exército, tinha um cabo de madeira e continha uma lâmina, uma chave de fenda, um abridor de latas e um perfurador. Em 1896, Elsener aperfeiçoou o equipamento, acrescentando mais uma lâmina e um saca-rolhas.


10 designs inesquecíveis3. ISQUEIRO ZIPPO
O primeiro Zippo foi produzido em 1933 por George G. Blaisdell, e tornou-se popular entre o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. O motivo do sucesso foi mais a funcionalidade do que a estética. Por ser a prova de vento e manter-se aceso mesmo sob más condições do clima, conquistou a preferência não só dos militares, como de mochileiros e aventureiros de todo tipo. A estabilidade do fogo produzido pelo Zippo vem do seu design e da medida certa de abastecimento do combustível.


10 designs inesquecíveis4. IPOD
O item mais novo desta lista, lançado em 2001 pela Apple, de Steve Jobs, já pode ser considerado um clássico. Em primeiro lugar, pela simplicidade. Poucos botões, centrados em um círculo clicável, dão conta de acessar o menu, sem complicações. Em segundo, o visual elegante e que confere um design "emocional": o controle se assemelha aos círculos de uma caixa de som tradicional, por exemplo. Por último, o formato compacto, que o diferenciou dos concorrentes na época do lançamento.


10 designs inesquecíveis5. BARBEADOR BRAUN
Unindo design minimalista e simples com a conveniência (podia ser usado em diferentes tipos de voltagem), o barbeador elétrico da alemã Braun tornou-se o pai dos aparelhos desse tipo em 1958, quando foi lançado pelos irmãos Arthur e Erwin Braun. Seu diferencial era um sistema de lâminas que corriam para frente e para trás atrás de uma grade de metal, por onde o pelo passava e era cortado. Os fios ficavam dentro do próprio aparelho, sem fazer sujeira.


10 designs inesquecíveis6. GARRAFA DA COCA-COLA
Quando a garrafa da Coca-Cola foi criada, a bebida já era popular. Ela foi desenvolvida justamente para diferenciá-la das de imitadores. Uma competição para criar um novo design aconteceu em 1915. Os fabricantes queriam uma garrafa que fosse reconhecida até quebrada e que seu formato fosse identificável pelo toque. O vencedor foi Earl R. Dean, da Root Glass Company, do estado de Indiana, nos EUA. Ele se inspirou em uma semente de cacau.


10 designs inesquecíveis7. ESFEROGRÁFICA BIC
O jornalista húngaro László Biro criou uma caneta esferográfica após ver uma bola rolando sobre uma poça de água, deixando um rastro atrás dela. Desenvolveu um sistema em que uma esfera rolava por uma cavidade enquanto "pegava" a tinta do cartucho dentro da caneta e a transferia para o papel. Devido a entupimentos, vazamentos e má distribuição da tinta, nenhuma caneta da época fez sucesso como a Bic.


10 designs inesquecíveis8. RELÓGIOS SWATCH
Lançados em 1983, na Suíça, ganharam popularidade graças a uma forte campanha de marketing, preços baixos e um estilo considerado ousado, moderno, jovial e divertido. Duas grandes sacadas da empresa foram simplificar, reduzindo os componentes do relógio de 91 para 51, e incorporar pioneiramente desenhos concebidos por artistas, conferindo uma certa sofisticação a um produto relativamente popular.


10 designs inesquecíveis9. MOTOS HARLEY DAVIDSON
A mística da Harley a fez representante de um estilo de vida. Muito mais do que imaginava William S. Harley quando, em 1901, produziu sua primeira bicicleta motorizada. O diferencial da Harley começa no motor de dois cilindros em V, que produz um som característico na aceleração, e continua no design robusto. Aliando isso à publicidade, nasceu o mito da moto que continua atual mesmo com seu design retrô para os padrões de hoje.


10 designs inesquecíveis10. FENDER STRATOCASTER
A primeira guitarra de corpo sólido produzida em larga escala foi a Fender Broadcaster. Mas foi o modelo Stratocaster, de 1954, que ganhou fama. Suas características são seus contornos e os três captadores single-coil (bobina simples), dispositivos transformadores de energia. Além da alavanca acoplada ao corpo, para modificar a tensão e a tonalidade das cordas.


Artigo da Revista Galileu que vi no Top Jovem

2 Comentários »

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.