O que são feeds e RSS?

Você provavelmente já entrou em sites (inclusive já viu aqui no Idéias!) e encontrou pequenas figuras (geralmente na cor laranja) acompanhadas de dizeres como "RSS", "XML" ou "Atom", como mostram as imagens abaixo. O último símbolo é um padrão que indica que o site possui feeds.



Ok, mas o que são feeds e RSS?

Imagine a seguinte situação: Você gosta de várias revistas e livros. Para adquirir estas publicações, você precisa ir a várias bancas especializadas para poder comprar o que quer. Mas imagine como seria cômodo se todas essas bancas tivessem um serviço para te avisar quando cada revista chegasse e ainda levasse cada uma até sua casa, sem você ter que ligar pedindo? Essa é grande a vantagem na utilização dos feeds.

Há muitos blogs interessantes. Blogs de amigos, colegas, familiares ou mesmo aquele famosos. E há, também, muitos sites que não parecem, à primeira vista, "blogs", mas que têm um formato semelhante.

Isto cria, no entanto, um problema: visitar todos os blogs que te interessam acaba sendo trabalhoso. Mesmo usando bookmarks (ou "favoritos", no Internet Explorer), visitar 20, 50, 100 sites por dia, para ver quais têm novidades, não é algo rápido, nem fácil, nem divertido.

Mas como ler os tais feeds?

Um agregador de feeds resolve isto. Ele te permite "assinar" os vários blogs, como se fossem revistas ou jornais, e ver, num ponto central, apenas o que há de novo em cada um. Ou seja, se em 20 blogs só 5 têm novos posts, você pode ver só os novos posts desses 5. Sem ter que visitar os blogs um a um.

Para ler feeds você vai precisar de um leitor de feeds (ou agregador de feeds). Existem basicamente dois tipos: os que você instala no computador e os que são online. Geralmente os leitores offline possuem mais recursos e são mais rápidos. Os online em contrapartida permitem que você mantenha um controle único dos seus feeds independente de estar em casa, no trabalho ou em uma lan-house.

Particularmente, indico os leitores online. Os mais utilizados são o Bloglines e o Google Reader.

Tudo o que você tem a fazer é criar uma conta em um desses serviços e adicionar o endereço de um dos nossos feeds (para copiar o endereço clique com o botão direito do mouse em cima do link e escolha a opção de "Copiar atalho" ou "Copiar link").


Depois que escolher o seu leitor de feeds, assine o feed do Blog Idéias!:

http://feeds.feedburner.com/blog_ideias

4 Comentários »

  • Legal.. tudo isso eu já tenho vasta noção!
    Gostaria de saber como se coloca as atualizações por e-mail, ainda sou leigo ao assunto!

  • Bom dia, Alexandre!
    Quero entender direito sua dúvida... Você quer saber como receber as atualizações do Blog Idéias pelo e-mail ou quer saber como disponibilizar as atualizações dos seus blogs por e-mail??
    Agradeço pelo contato e peço desculpas pela demora.
    Grande abraço!

  • Opa Pedro, eu gostaria de saber como disponibilizar as atualizações dos seus blogs por e-mail, já quebrei a cuca, mas não cheguei onde eu queria!
    Agradeço toda ajuda que receber.
    Obrigado.

  • gravatar Anônimo

    Achei que a seleção de RSS em Feedzilla e muinto boa! Assim, muitas categorias, não importa quais são seus interesses, você vai encontrar notícias atualizadas sobre cualquer tema. accesa em br.feedzilla.com

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.