Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


12 pecados de um currículo

Um currículo revela muito da personalidade, a formação de um candidato, e isso vai muito além do que você escreve. A forma como estrutura seu currículo, a fluência escrita do bom português e variedade gramatical utilizada (isso mesmo, tem gente dizendo que é fluente em inglês, quando nem mesmo o próprio idioma conhece direito, incorrendo em erros básicos de gramática), tudo isso tem seu peso. Longe de ser uma garantia de um bom emprego, mas uma boa impressão no currículo pode lhe render a continuidade no processo seletivo.

Alguns erros podem ser evitados, o que também evitaria uma desclassificação sumária e prematura do processo seletivo. Aqui vão alguns deles:

...
01 - Currículo sem Objetivo Profissional ou objetivo vago, muito abrangente

Seja claro com relação à função que se está candidatando. Objetivo genérico e vago não o levará a lugar algum.


02 - Dados pessoais como num. de RG, CPF, etc...currículo ou abertura de crediário?

Esqueça. Nada disso interessa nessa fase inicial. Serve somente para poluir o currículo, mais um ponto negativo que pode desfocar o selecionador do objetivo principal do candidato.


03 - Precisa de pretensão salarial?

Somente se for solicitado. Mesmo assim, não seja tão radical com relação ao valor, estabeleça uma faixa, a não ser, é claro, que a sua situação seja tranquila. Mesmo assim, pense bem, uma entrevista é uma pode ser uma porta aberta para o futuro. Outra coisa: coloque essa informação no final do currículo, caso necessário. O "preço", logo de cara, pode assustar, primeiro mostre o que você pode fazer.


04 - Formatação incomum

Tipos de letras e cores estranhas e difíceis de se ler, papel com fundos de cores fortes, abuso de combinação de cores, são apenas algums dos exageros que dificultam a análise do seu currículo por parte de quem lê...


05 - Pra quê foto? tem certeza disso??

Deixe o espírito narcisita de lado, caso seja assim, e evite colocar foto no currículo, a não ser que a função a que se candidata seja de modelo, vendedor, ou outra que exija boa aparência.


06 - Funções e experiências sem relação com o objetivo profissional

Cuidado com o enchimento de linguiça, com passagens por empresas e funções que nada acrescentam ao objetivo principal. A vaga é de analista programador e você trabalhou como ajudante de açougueiro no seu primeiro emprego? esqueça...


07 - Muitas páginas...enviou o TCC por engano?

O curriculo não precisa ser muito longo, e claro que muito curto também não ajuda. Se você tem muita experiência que faça com que seu currículo pareça muito grande, resuma um pouco. Se estiver curto de demais, inclua alguns detalhes. Especialistas sugerem de 2 a 3 páginas.


08 - currículo genérico...1001 utilidades!

Muitos generalistas tem um pouco de preguiça e montam um currículo genérico, mandando pra tudo quanto é oportunidade...vira aquela maçaroca: a vaga é de administrador de redes e tem detalhamento da experiência como desenvolvedor, dba, etc...O risco é grande de o candidato cair no descrédito devido a falta de foco.


09 - Papel exagerado...

Tem gente que manda o currículo parecendo uma chapa de pulmão, naquele envelope laranja gigantesco... bom, se fosse como aqueles sorteios em que as cartas são jogadas no alto, tudo bem, né, mas não é o caso. O padrão A4, branco, vai bem.


10 - Informações falsas

Mentir é comum para muita gente e pode até render uma entrevista, mas quando for fazer a entrevista técnica, a máscara poderá cair, e você fatalmente ficará queimado quanto a novas oportunidades nessa empresa... vale à pena o risco?


11 - Informações incompletas

Alguns pensam que o fato de o currículo faltar informações essenciais poderia fazer com que o departamento de RH entre em contato para tirar dúvidas e então surgir uma oportunidade... ledo engano. Se tiver outros currículos mais completos, o seu deverá ser descartado.


12 - Falta de referências

Tem referências? não perca a oportunidade de referenciá-las. Muitas funções são estratégicas e de muita confiança, como pode o selecionador confiar somente em sua palavra? uma boa referência pode ser decisiva.

O artigo da Info complementa essa informação. Estendemos um pouco a idéia de 7 para 12 pecados que podem ser decisivos para sua sobrevivência num processo de seleção. Certamente tem mais que isso, qual a sua sugestão?

----------

Fonte: Carreira de TI

1 Comentário »

  • Ótimas dicas, acho que um currículo objetivo e 'limpo' ajuda muito na caça ao novo emprego. Acho também que, nesse mundo globalizado, todos deveriam pensar em um currículo em inglês. Se não se sentir confortavel com o seu nivel de inglês para escrever esse currículo você mesmo, use os serviços de tradução que tem por ai (como no link).

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.