Coca-Cola azul
Coca-cola azul?
Acha que só pode ser brincadeira ou mais um trabalho no Photoshop??
Dessa vez não...

A embalagem da Coca-Cola não mudou de cor, ela ainda é vermelha. Mas lá na cidade Parintins, no estado do Amazonas, ela também é azul. Isto por causa da Festa do Boi Bumbá, um evento que divide a cidade em duas: quem torce para o Garantido (vermelho) e quem torce para o Caprichoso (azul). O Festival tem hoje proporções internacionais.
A coisa é tão séria que a torcida do Boi Caprichoso não comprava a Coca que, por ser vermelha, era associada ao rival. Curiosamente a concorrente Pepsi, por ser azul, era preferida por tais torcedores. A Coca, para não perder consumidores, adotou o azul em metade da produção das embalagens de refrigerante e também nas peças de promoção de vendas.

O lançamento das latas azuis mostra a possibilidade de regionalização de um produto com comunicação internacional, uma decisão única em mais de 100 anos da empresa. Mostra também o poder da cor na construção da identidade visual de embalagens, produtos, empresas e torcidas.
Fonte: Indesign
Acha que só pode ser brincadeira ou mais um trabalho no Photoshop??
Dessa vez não...

A embalagem da Coca-Cola não mudou de cor, ela ainda é vermelha. Mas lá na cidade Parintins, no estado do Amazonas, ela também é azul. Isto por causa da Festa do Boi Bumbá, um evento que divide a cidade em duas: quem torce para o Garantido (vermelho) e quem torce para o Caprichoso (azul). O Festival tem hoje proporções internacionais.
A coisa é tão séria que a torcida do Boi Caprichoso não comprava a Coca que, por ser vermelha, era associada ao rival. Curiosamente a concorrente Pepsi, por ser azul, era preferida por tais torcedores. A Coca, para não perder consumidores, adotou o azul em metade da produção das embalagens de refrigerante e também nas peças de promoção de vendas.

O lançamento das latas azuis mostra a possibilidade de regionalização de um produto com comunicação internacional, uma decisão única em mais de 100 anos da empresa. Mostra também o poder da cor na construção da identidade visual de embalagens, produtos, empresas e torcidas.
Fonte: Indesign
adoooooooooooooooooro esse blog!
é demais!!
Que legaaaaallll!!!!
Isso é que é estratégia! =)
Legal né?? Ia adorar se tivesse por aqui também! (Não sei por que teria, mas...)
se fizerem azul aqui, só se for zero, e só se os cruzeirenses pararem de tomar coca-zero pq é preta...
Mas seria legal sim.
Acho que vou dar essa idéia pra Coca-Cola, que acham? Será que serei ouvido?
Bom, com certeza algum estagiário da Coca vai anotar sua sugestão. Daí a ela ser realmente considerada já são oooooutros 500!hahah
Ou no mínimo o estagiário vai passar adiante e a Coca-Cola vai lançar a latinha VERDE, hehehe
Lgeal isso, como Mc Donalds do estadio Olimpico. É azul...
Ah é??? Não sabia disso não!
Interessante!
Vou procurar fotos...
Muito legal a informação. Nunca tinha ouvido falar. Parabéns pelo blog!
Valeu Zitos!
Que bom que gostou! Volte sempre!
Poderiam vende no estadio do GRÊMIO !!
Tem um erro no cartaz. O nome coca-cola é todo em vermenlho, evidentemente mostrando a preferencia da coca-cola pelo boi que usa a cor vermelha. E mais a garrafa é branca, coincidentemente tb é a cor do couro do boi que usa vermelho.
Deveria ser uma garrafa cinza com metade do nome em vermelho e metade em azul.
Naum eh a primeira vez q a Coca faz isso...A primeira (e unica q tenho noticia alem da d parintins) foi quando a Coca patrocinou os clubes brasileiros...e teve q mudar d cor no uniforme do Gremio para naum ficar vermelho..
Sabe oq isso muda na sua vida?
Porra nenhuma! hehe
Acho interessantíssimo (que palavra enorme!) essas jogadas de marketing de grandes marcas!!
Palmas para os publicitários!
POIS EH.......
A COCA COLA SEMPRE FOI MUITO INTELIGENTE, PRA QUEM NAO SABE O PAPAI NOEL QUE CONHECEMOS HOJE DE VERMELHO GORDINHO FOI LANÇADO PELA COCA COLA, ANTES O PAPAI NOEL ERA MAGRO E VESTIA AMARELO... PURA ESTRATEGIA!
VIVA A COCA-COLA!!!
Essa coisa do Papai Noel eu já sabia!
Mas tem certeza que era amarelo??
Ouvi dizer que era verde!!
Pô, bonitona a lata! gostei!
Bacana demais, não é Nessullius??
Queria uma dessas pra mim!!
(Sim, eu sou "Cocólatra"! hehe)
puts mas pq só la no amazonas? fiquei moh na vontade agora...
Algum leitor de Parintins (será que o Blog Idéias é importante assim?) bem que podia mandar umas pra nós, hein?! Hehe...
A fogás envasadora de gás glp(aquele gás de cozinha ) também teve que fazer uma remessa especial adicionando butijão vermelho a sua produção padrão azul.
Nada como a força de um bom Marketing!
Essa Fogás é de Parintins também?
Sou fã de bons marketeiros!
Legal que gostaram da Coca azul.
Vejam o que acham da Pepsi verde: http://indesignsp.blogspot.com/2009/06/coca-azul-pepsi-verde.html
Abraço,
Marina - Indesign.
Utilizei como case na aula ontem. Faço Adm marketing e publicidade. A grande maioria não sabia, ficaram impressionados e o professor gostou muito. Estávamos discutindo comportamento do consumidor. Valeu!
Que bom que lhe foi útil, Will!!
Tomara que consiga uma boa avaliação lá!
Conte-nos o resultado depois!
Tá, mas o que ninguém disse ainda é que essa festa em Parintins é patrocinada integralmente pela Coca Cola. Não fosse, nunca veríamos ela demonstrar interesse nessa jogada de marketing.
Ainda estou esperando a Coca-Cola rosa
Coca-Cola rosa?? Existe?
Bem legal, eu já tinha visto mas vc detalhou mais.
Gostei do blog, qdo eu fizer meu banner vamos trocar visitantes.
Abraços.
http://tqvq.babbel.com.br
"Mostra também o poder da cor na construção da identidade visual "
mostra a ignorância e superstição do povo..
Legal =]
Tem hora que eu acho que a maioria dos seres humanos não têm cérebro. Fala sério, deixar de comprar algo por causa da cor. Aff! É a mesma idiotice das discussões entre torcedores de times de futebol.
Eu já conhecia essa da coca azul. Impressionante a força da cultura local em determinadas regiões. Belo post!
PS: discussões sobre futebol não é idiotice. Fato. Envolvem sentimentos que não podem ser explicados por quem não participa.
McDonald's no Pinico, Essas Gazelas não têm como viajar mais...
o letreiro da coca-cola no Pinico é branco com o fundo preto, no Beira-Rio a Pepsi pintou um símbolo cinza....
Gaymio , nada pode ser mais gay!
Em o time do Bahia vai querer.
Eol curti!!
ainn ki liinda a latinhaa *--* amo azul !
(assim como bill gates xD)
keria que tivesse em são paulo!!
ahhh ia ser taum lecaall!!