Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


Eureka! Por trás das barras

Eureka! Ideias comentadas! barcode

Na semana passada, o código de barras fez aniversário. Este mecanismo super prático de identificar objetos foi patenteado em 7 de outubro de 1952 pelos americanos Bernard Silver, Norman Joseph Woodland e Jordin Johanson.

Eureka! Por trás das barras

Basicamente, o código de barras é uma representação de dados numéricos ou alfanuméricos. Para decodificar essas informações, basta utilizar um scanner que emite um raio vermelho e percorre toda a barra. Nos lugares onde houver barras escuras, a luz é absorvida; onde houver barras claras, a luz é refletida para o scanner, que reconhece os dados representados. Depois, o computador transforma tudo em linguagem de gente (números ou letras).

O código de barras foi uma sacada genial! Ele ajuda a organizar, catalogar e controlar objetos dos mais diversos. Em qualquer botequim de esquina os produtos podem ser facilmente marcados com uma etiqueta com código de barras. É claro que ainda existem lugares que insistem em não marcar os objetos e, quando a gente chega ao caixa, passa horas e horas na fila esperando o atendente trazer a pasta com a relação de preços de todos os trocentos produtos vendidos.

Como prezo sempre pela praticidade, sou a favor de tudo que é invenção útil, que realmente ajude a facilitar nossas vidas. O código de barras é uma delas. Tanto é que não consegui, até agora, achar algum ponto negativo pra fazer um contraponto – mania de jornalista.

Então, como isso aqui é uma coluna e quem manda sou eu (foi mal, Sá!), fiquem vocês também maravilhados e agradecidos pela invenção do magnífico código de barras!

Se você é maluco e quer saber mais detalhadamente como funciona essa invenção, pode clicar aqui (em inglês).

Não se esqueçam: deixem suas sugestões de temas nos comentários, acompanhem os post do Blog Idéias e me sigam no Twitter (@nataliasgv)!

Beijo e até semana que vem!

1 Comentário »

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.