Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


Por que os teclados têm as letras misturadas? O que é Qwerty?

Os teclados dos computadores são baseados nos teclados das máquinas de escrever, ou seja, no layout Qwerty. A ordem das letras é praticamente a mesma desde 1870.

Na realidade a máquina de escrever foi criada originalmente em 1784 com um teclado na ordem alfabética, o que é certamente muito mais natural para quem não está habituado à ordem aparentemente caótica das letras em um teclado Qwerty. O problema é que como as vogais mais comuns são muito próximas no alfabeto, ao datilografar um texto as barras com as letras que batiam na fita para imprimir o caractere no papel se enroscavam. O objetivo do layout atual era separar as vogais para que um atraso ocorresse durante a datilografia dando tempo para as que barras com as letras não enroscassem.

O nome do layout Qwerty veio simplesmente por estas serem as seis primeiras letras da primeira fileira. Uma artimanha que era utilizada frequentemente pelos vendedores da primeira máquina de escrever, a "TYPE WRITER" (mesma empresa que inventou o layout Qwerty), era que o nome da companhia poderia ser escrito apenas com as letras da primeira fileira de letras.

Mas agora não existem mais barras que se enroscam. Cada dígito é meramente um impulso elétrico. Porque estamos usando este velho modelo extremamente anti-intuitivo em nossos teclados?

Diversas alternativas foram criadas ao Qwerty, com o Dvorak sendo o mais famoso (apesar de ser fabricado por pouquíssimas marcas). Muitos alegam que seus layouts são ergonômicos ou permitirem uma digitação mais ágil, mas não há evidências sobre isto.

Se alguém desse para você, agora mesmo, um teclado com as letras em ordem alfabética você levaria muito tempo para reaprender a digitar. Você possivelmente o engavetaria. O custo desta mudança simplesmente seria muito alto, não necessariamente em termos monetários, mas em tempo, e as pessoas não estão dispostas a isto.

Portanto nós estamos presos com o teclado da maneira que ele é. Conforme-se!

----------

Fontes:
Wikipedia
Hyperscience

0 Comentários »

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.