Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


Dicas para trabalhar melhor em casa

Trabalhar em casa pode parecer um sonho de conforto e conveniência, mas é preciso preparar seu ambiente profissional para que sua produtividade não fique também de pijamas.


Ao mover sua vida profissional para sua casa, você terá de adaptar tanto seu ambiente quanto sua rotina, pois a delimitação entre trabalho e vida doméstica será mais tênue, e tanto sua família quanto sua produtividade podem ser prejudicadas.

...
De início, não transforme seu trabalho em casa em uma extensão de suas férias. Para não perder o ritmo, tenha um ambiente exclusivo para suas atividades profissionais, e vista-se também de acordo. Não que você vá usar terno para despachar em seu home-office, mas passar o dia com roupas de bolinhas tende a tornar outros aspectos da sua rotina "relaxados demais".


Ao projetar seu home-office, faça com que ele se pareça realmente com um escritório, mesmo porque eventualmente você poderá receber clientes ou parceiros, e também para que sua família não invada seu território, transformando-o em um quarto da bagunça.


A maior vantagem de se trabalhar em casa é a flexibilidade de horários, mas o risco desta flexibilidade confundir sua vida profissional e pessoal é bem grande.


Em casa, você será interrompido com demandas familiares, pois sua presença constante tende a ser confundida com ‘disponibilidade constante’. Para evitar esse tipo de mal-entendido, crie um horário de trabalho e deixe claro para sua família que tem uma agenda a cumprir.


Disciplina
Paradoxalmente, trabalhar em casa exige muito mais disciplina e concentração do que no ambiente natural de trabalho. Em casa você estará sujeito a distrações de todo tipo (além das familiares), como navegação errante na internet, pausas demoradas para lanches, e até mesmo a tentação de deixar a televisão ligada no canto do escritório. Faça de sua agenda sua maior aliada, programe suas atividades diariamente, no início da manhã, e empenhe-se em segui-las com toda a fidelidade que puder, até que se torne um hábito.


Embora a flexibilidade e liberdade total sejam tentadoras, traga a disciplina do ambiente laboral para seu home-office. Tenha horários para refeições, evite fragmentar sua rotina e, ao menos que seu relógio biológico seja igual ao das corujas, não estique seu trabalho até a madrugada.


Boa parte do sucesso de se trabalhar em sua casa vem justamente da separação entre trabalho e lazer. Deixar que sua vida profissional e doméstica se confundam pode comprometer sua qualidade em ambos, tornando-o um profissional de baixa produtividade e, ao mesmo tempo, uma pessoa que não tem tempo para a família.


Agora, vá trocar esse pijama.

----------

Baseado no texto Bringing More Efficiency When You Work from Home do LifeHack
Por: MetaExecutiva

0 Comentários »

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.