Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


21 fatos rápidos sobre a internet - do básico ao curioso

01. Quem cunhou o termo "World Wide Web"?
Tim Berner-Lee, em 1990. Ele também é considerado por muitas pessoas como "a" pessoa responsável por colocar tudo para funcionar.


02. Como a internet começou e por quê?
Muitos acreditam que tudo começou com um sistema de aluguel* de computadores IBM na década de 1960 para universidades, como Dartmouth, Berkley e muitas outras nos EUA. As pessoas podiam compartilhar o mesmo computador para executar várias tarefas. A internet recebeu ajuda do Sputnik! Depois do lançamento do satélite russo em 1957 o presidente Eisenhower criou a ARPA para criar avanços em computação de rede e comunicações.


03. Quem foi J.C.R. Licklider?
Licklider é geralmente mencionado como pai da internet uma vez que suas idéias de computação interativa e uma "rede galática" foram as sementes da rede. Suas idéias poderiam ser desenvolvidas pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency – Agência de Pesquisas de Projetos de Defesa Avançada) em 1962. Posteriormente ele ajudou à ARPANET e a internet começou o seu caminho.

Vinton Gray Cerf foi outro dos fundadores da internet. Ele fez uma papel chave na criação da rede através do desenvolvimento do protocolo TPC/IP que todos usamos na internet hoje.


04. O que foi a ARPANET
ARPANET é o acrônimo de ‘Advanced Research Projects Agency Network’ (Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Redes). Veio com o lançamento do Sputnike e a guerra fria. Os militares precisavam de um método de comunicação e compartilhamento de informações via computador para pesquisa e desenvolvimento. Também seria um prático meio de comunicação de um ataque nuclear cortasse todas as formas de comunicação.


06. Quem foi Leonard Kleinrock?
Kleinrock surgiu com a teoria da troca de pacotes, que é a base das conexões de internet. Junto a um grupo de estudantes da UCLA em 29 de outubro de 1969, Kleinrock conectou-se com o Stanford Research Institute; mas no momento em que eles digitaram o "G" de "login", o sistema caiu.


07. O que é uma Ethernet?
É um protocolo ou sistema para um um conjunto de tecnologias de informática para redes de área local (LAN), as origens do termo vem da dissertação de Bob Metacalfe em Havard sobre "Redes de Pacotes".


08. Quem foi o primeiro a aparecer com um mouse?
O primeiro mouse foi apresentado em 1968 por Douglas Engalbarth na Fall Joint Computer Expo em San Francisco, Califórnia.


09. Al Gore inventou a internet?
Não, mas devemos dar crédito à quem o merece. Ele fez mais do que qualquer outro político eleito pela promoção da internet. Entretanto, ele não estava nem no congresso quando a ARPANET foi formada em 1969 ou quando o termo ‘internet’ foi empregado pela primeira vez em 1974. Gore elegeu-se pela primeira vez em 1976.

Gore pode ser o próprio responsável pela Lenda Urbana ou Mito da Internet de que ele tenha criado a rede – durante uma entrevista à Wolf Blitzer da CNN em março de 1999, Gore disse "Durante minha legislatura no Congresso dos Estados Unidos, eu tomei a iniciativa de criar a internet".

A declaração foi ridícula mas pavimentou o caminho para frases de efeito como "eu inventei o meio ambiente".


10. Quem cunhou a expressão "information superhighway"?
A wikipedia diz que a expressão "information superhighway" foi cunhada em 1974 por Nam June Paik, mas tornou-se popular com Al Gore no começo da década de 1990.


11. Quando a internet de fato explodiu?
Em 1993 com popularização do Mosaic, o primeiro navegador popular à atingir o grande público.


12. Qual a velocidade de crescimento da internet?
Muito rápida, foram necessários 38 anos para o radio alcançar 50 milhões de usuários, a TV precisou de 13 anos, a internet chegou à esta quantidade em apenas 5 anos. (dados via CyberAtlas.com)


13. Qual o número de usuários da internet e onde de onde eles são?
Cerca de 812 milhões de pessoas utilizam a internet, destas, apenas 35% usam o idioma inglês, outros idiomas são responsáveis por 65% dela, o segundo idioma mais usado é o Chinês, com 14%, em números de março de 2007 o Brasil era responsável por quase 4% dos usuários. Em uma pesquisa feita em Dezembro de 2004, a América do Norte era responsável por 70% de todos os usuários.


14. Qual país tem o maior uso per capita da internet?
Suécia, onde 75% da população a usa.


15. Qual o tamanho da "área de navegação" da internet?
Atualmente o Google indexa 8 bilhões de páginas. Estima-se que 812 milhões de pessoas a utilizam, mas este número está crescendo. Os usos mais populares da internet são email (67%), pesquisa (45%) e coleta de informações a respeito de produtos e serviços (41%), e daí todo o resto (40%).


16. Qual o nome do primeiro indexador da internet?
Archie; além de livrarias e catálogos, este foi o primeiro indexador conhecido. Em 1989 Peter Deutsch em McGill, Monteral. Entretanto trouxe consigo muitos outros, como Veronica e Jughead, Archie era o diminutivo de Arquivista (Archiver), nada a ver com a tira de quadrinhos.

Backrub foi o nome original do Google.Quando Page and Sergey Brin conseguiram o primeiro investidor, tiveram uma reunião muito breve (o investidor estava saindo de viagem e conseguiram um aporte de US$ 100 mil. Como foi tudo muito corrido o investidor entendeu errado o nome que a empresa seria batizada, que seria Googol (que quer dizer o número 1 seguido de 100 zeros), e escreveu Google no cheque.

Como eles ainda não haviam criado a empresa, e com medo de abordar o investidor, eles resolveram abrir a empresa com o nome que havia sido escrito errado para poder depositar finalmente o cheque.


17. Quem cunhou o termo "A Web pode vir a ser melhor até que sexo"?
Bob Metacalfe, em 1995.


18. O que quer dizer HTTP?
Em inglês, quer dizer Hyper Text Transport Protocol, em português, Protocolo de Transporte de Hiper Texto, e é o protocolo usado para transferir conteúdo através da internet entre os programas servidores e clientes de HTTP.


19. O que é um ISP, aqui no Brasil PSI?
Em inglês, Internet Service Provider, em português, Provedor de Serviços de Internet. É a empresa ou serviço que você usa para acessar à internet.


20. O que é HTML?
Hypertext Markup Language – é o formato codificado para criação e transmissão de páginas em hiper texto. Esta página que você lê, é um código HTML.


21. Quais são os hábitos médios de visita, segundo a Nilsen NetRatings?
A cada mês, em média, o usuário de internet visita 59 domínios, vendo 1050 páginas, gastando em média 45 segundos por página, e um total de 25 horas de atividade por mês. Cada sessão dura em média 51 minutos. (Esses dados devem referir-se aos EUA).

Texto traduzido, e em alguns momentos ampliado do BizWareMagic.

----------

Fonte: Cybervida

0 Comentários »

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.