Telefonia - Submarino.com.br
Eletrônicos - Submarino.com.br


Dicas para evitar gafes na internet

As ferramentas de comunicação são grandes promotoras das gafes, desde as mais simples até aquelas que geram demissões das empresas. Por isso, acho importante o usuário de tecnologia ter sempre em mente algumas dicas para evitar situações constrangedoras. Com boas maneiras e atenção voltada àquilo que está fazendo, as chances de as gafes acontecerem ficam bastante reduzidas.

E-mails
1 - Use sempre uma linguagem adequada ao contexto. Mensagem para amigos podem conter gírias e abreviações. Nas mensagens corporativas, jamais use gírias e abreviações. E para esses casos mais formais use sempre o corretor ortográfico.
2 - Preste bastante atenção aos remetentes, para não enviar a mensagem a pessoas que não deveriam recebê-la.
3 - Use contas de e-mail separadas. Uma para o trabalho e outra para assuntos pessoais.
4 - Sempre leia novamente o e-mail antes de enviá-lo. Assim você terá a certeza de que não existe nada de anormal no conteúdo.
5 - Evite mandar arquivos “engraçadinhos” ou pornográficos para seus amigos em seus e-mails de trabalho. E jamais use sua conta profissional para isso.
6 - Esqueça, remova, abomine correntes por e-mail. Não encaminhe essas mensagens e não incentive esse tipo de prática. A melhor coisa a fazer com um e-mail desses é delatá-lo imediatamente.
7 - Quando precisar enviar um e-mail para mais de um destinatário, faça uso dos campos e “com cópia” e “com cópia oculta”, quando necessário. Não coloque todos os destinatários no campo “para”.
8 - Evite ao máximo usar o “responder a todos”. Faça essa opção apenas se o contexto exigir que a resposta seja realmente enviada a todos.
9 - Não escreva e-mails com letras maiúsculas, pois esse tipo de escrita está associado a gritos.

Comunicadores instantâneos (MSN, GTalk, Yahoo Messenger...)
1 - Quando a empresa permitir o uso desses comunicadores como forma de comunicação interna, crie uma nova conta. Assim, você pode usar essa alternativa para o trabalho e manter os contatos de amigos em outra conta.
2 - Quando o assunto é profissional, não abuse - para não dizer "não use" - as carinhas personalizadas.
3 - Preste a atenção no status da pessoa. É muito comum alguém mudar o status para "ocupado" e, logo em seguida, receber a famosa pergunta: "você está ocupado?".
4 - Evite discutir assuntos muito íntimos nesses programas. Lembre-se que é possível salvar histórico das conversas e, se o computador usado for compartilhado por outras pessoas, elas podem ter acesso ao conteúdo das mensagens.
5 - Atenção, muita atenção. Ao conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo tome cuidado para não enviar a mensagem ao destinatário errado.
6 - Não escreva com letras maiúsculas, pois esse tipo de escrita está associado a gritos.

Sites de relacionamento (Orkut, MySpace, Facebook...)
1 - Lembre-se: seu perfil pode ser lido por todos. Evite escrever dados muito pessoais e, se for fazê-lo, deixe-os disponíveis apenas para seus amigos.
2 - Recados devem ser escritos com cautela, pois todos podem ler o que você escreve. Evite divulgar endereços (eletrônicos e reais), número de telefone ou mesmo mensagens que possam colocar em risco você ou sua família.
3 - Algumas empresas adotam a pratica de estender a pesquisa por candidatos a sites de relacionamento, identificando comportamentos e gostos dos candidatos. Por isso, é sempre bom selecionar bem as informações ali divulgadas.
4 - Evite usar fotos vulgares e "extremamente micosas".

Fóruns e grupos de discussão
1 - Seja sempre muito objetivo em suas perguntas.
2 - Leia sempre com atenção as regras dos fóruns e grupos. Pesquise se já não existe a resposta para sua dúvida.
3 - Evite ridicularizar as pessoas por suas dúvidas. Lembre-se da velha frase "ninguém nasceu sabendo".
4 - Nunca ofereça respostas como 'www.google.com.br'. Quer coisa mais irritante do que fazer uma pergunta e a resposta lhe sugerir uma busca? Se isso fosse legal, todos meus posts aqui seriam 'www.google.com.br'.

ÚLTIMO E MAIS IMPORTANTE!
Miguxês (akela linguagi irritanti xeia d errus d portugues) nunca, jamais, em nenhuma situação!

Autor: Fernando Panissi - G1

0 Comentários »

Comente!!

Sua opinião é importantíssima!

Feeds Blog Idéias! Cadastro por e-mail O que são feeds? Comunidade Blog Idéias Orkut Twitter Blog Idéias
Increva-se na newsletter do Blog Idéias!
Lembre-se de confirmar o cadastro em seu e-mail, ok?

Boas Idéias!

Ocioso LinkLog Uêba Colméia Byte Que Eu Gosto Chicclete Capinaremos Tenso blog Perolas para Porcos Manicômio SA BoboLoco Insoonia Fester Blog Sedentário & Hiperativo Lista 10 Papibakigrafo Trocistas Ela ta de Xico! Sangue Ácido inSUPORTÁveis Fottus Metamorfose Digital República das Cores

Parceiro de Idéias!

Blog Idéias!

Últimos posts!

Estatísticas



Visitantes online no blog:



Visitantes recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Últimos comentários!


Copyleft © Blog Idéias! 2009 - Nada reservado! =P

Tema original modificado por Pedro Sá.